terça-feira, 24 de junho de 2014

Derrubando Gigantes

Derrubando os gigantes e conquistando a promessa.

"Disse o senhor a moisés: Até quando me provocará este povo, e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio deles?" Num 14:11
O povo havia sido liberto da escravidão no Egito pelas mãos do Senhor atráves de Moisés. Andaram pelo deserto e o Senhor esteve com eles com uma nuvem de dia e uma coluna de fogo a noite. Deus supriu suas necessidades, com roupas que não acabavam, maná que vinha do céu, água que saia da rocha entre outras maravilhas que o Senhor operou para que o povo entendesse que ele é Deus. Receberam os mandamentos escritos pelo próprio Deus e mesmo assim não obedeceram. Tomaram para si um Deus de ouro (o bezerro) e desonraram a Deus. Por causa do pecado, muitos pereceram sem antes ver o cumprir da promessa de deus sobre suas vidas.

E é sobre isso que vamos falar hoje... Sobre as promessas de Deus.

   

Qual era a promessa de Deus para o povo Hebreu? 

"Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel." Ex 3:17

Perto de receber a promessa, o Senhor falou a moisés e disse que ele deveria enviar 12 espiãs a fim de conhecer a terra que o Senhor havia prometido. Eles deveriam espiar por 40 dias e voltar com informações sobre a qualidade da terra e os povos que ali habitavam. Ao passar dos 40 dias, os 12 espiãs voltaram dizendo:

"Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque (raça de gigantes)." Num 13:27 e 28

Gigantes. Quem quer enfrentá-los? A bíblia relata que quando os espiãs falaram ao povo sobre os povos que habitavam naquela terra, eles tremeram e prantearam dizendo que seria melhor se tivessem morrido no Egito. Não obstantes em murmurar, se organizaram para com um líder voltar ao Egito. Voltar a escravidão. 

Nessas horas agente se pergunta: COMO PODE? Como é possível que depois de TUDO QUE DEUS HAVIA FEITO eles ainda duvidassem que o SENHOR TUDO PODE? A incredulidade do coração dos Hebreus era realmente insuperável. E é aí que o Senhor fala comigo hoje, porque infelizmente,muitas vezes, somos tão incredúlos quanto o povo Hebreu. 

Todos nós temos promessas de Deus para nossas vidas. Pode ser algo pessoal, ministerial, em relação aos nossos sentimentos, sonhos, planos, necessidades. A bíblia relata diversas vezes que o Senhor se mostra fiel com aqueles que são fiéis a ele. Mas muitas vezes nós escolhemos não crer, hesitar. Como o povo murmuramos e preferimos voltar atrás. Não queremos enfrentar os gigantes. Somos covardes. 

Mas eis que no meio daquele povo incrédulo surgem 2 homens que nos ensinam uma grandiosa lição de confiança no Deus todo poderoso:

"E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais." Num 14: 6 a 9

Eles verdadeiramente entenderam que o Senhor é Deus e tudo pode. Apesar de todas as circunstâncias serem desfavoráveis a eles, eles confiaram no Deus que já havia os libertado da escravidão no Egito. E naquele momento eles haviam derrubado todos os gigantes. Hoje sabemos que eles foram os únicos daquela geração que possuíram a terra prometida. Todos os outros morreram no deserto por causa da incredulidade dos seus corações.

Por isso fica duas grandes lições para nós hoje. Muitas vezes achamos que alcançaremos as bençãos que o Senhor tem para nós pela nossa força. Quando pela força, nenhum Hebreu poderia vencer um gigante, seria impossível! Mas para o Deus todo poderoso não há impossível, e se Deus é conosco, quem será contra nós?

Eu tenho procurado crer nas promessas de Deus para minha vida. Confesso que tem sido beeem difícil porque tenho um coraçãozinho duro igual o do povo Hebreu. As vezes eu olho para certos sonhos e sinto que estou pisando em terra de gigantes, é tudo muito grande para mim que sou tão pequeno. Mas o que Deus prometeu ele vai cumprir. Preciso crer nisso e você também precisa crer, do contrário, também pereceremos no deserto. Não importa quanto tempo vai demorar (Josué e Calebe padeceram 40 anos no deserto), ou o que teremos de enfrentar (eles tiveram que guerrear para obter a terra) o senhor não deixará de cumprir sua promessa, e se formos fiéis, ele certamente estará conosco.


Fonte: http://jordanwas.blogspot.com.br/2012/03/derrubando-os-gigantes-e-conquistando.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário