segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O que significa perdoar?


A resposta da Bíblia

Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Jesus usou essa comparação quando ensinou seus seguidores a orar: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4) Também, na ilustração do escravo que não quis perdoar, Jesus comparou o perdão ao cancelamento de uma dívida. — Mateus 18:23-35.
Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos. A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor “não contabiliza os erros”. — 1 Coríntios 13:4, 5, nota.

Perdoar não significa . . .

  • Fechar os olhos aos erros de outros. Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis. — Isaías 5:20.
  • Fingir que nada aconteceu. Deus perdoou pecados graves do rei Davi, mas não o livrou das consequências de suas ações. Deus até mesmo fez com que os pecados de Davi fossem escritos na Bíblia; assim, eles são lembrados até hoje. — 2 Samuel 12:9-13.
  • Permitir que outros se aproveitem de você. Por exemplo, imagine que você empresta dinheiro a um amigo, mas ele desperdiça tudo e depois não consegue lhe pagar como tinha prometido. Ele se arrepende e pede desculpas. Você pode decidir perdoá-lo. Isso quer dizer que você não guardará ressentimento nem ficará falando sobre o assunto. Talvez até decida perdoar toda a dívida. Mesmo assim, pode ser que você não queira mais emprestar dinheiro a esse amigo. — Salmo 37:21; Provérbios 14:15; 22:3; Gálatas 6:7.
  • Desculpar todo e qualquer erro. Deus não perdoa pessoas que cometeram pecados cruéis e intencionais e se recusam a reconhecer seus erros, fazer mudanças e se desculpar com os que foram prejudicados. (Provérbios 28:13; Atos 26:20; Hebreus 10:26) Pecadores que não se arrependem se tornam inimigos de Deus, e ele não exige que perdoemos aqueles que ele não perdoa. — Salmo 139:21, 22.
    E se você for vítima de um ato cruel e a pessoa que fez isso se recusa a pedir desculpas e admitir o erro? A Bíblia dá o seguinte conselho: “Deixe a ira e abandone o furor.” (Salmo 37:8) Mesmo não desculpando o erro, você pode impedir que a ira tome conta de você. Confie que Deus julgará a pessoa. (Hebreus 10:30, 31) É muito consolador saber que em breve Deus tirará do nosso coração qualquer mágoa ou dor que tenhamos que suportar, por mais profunda que seja. — Isaías 65:17; Apocalipse 21:4.
  • “Desculpar” todo aparente deslize das pessoas. Às vezes, a questão não é se vamos perdoar ou não um aparente deslize. Em alguns casos, precisamos reconhecer que ficamos ofendidos sem real motivo. A Bíblia diz: “Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos.” — Eclesiastes 7:9, nota.

Como perdoar

  1. Lembre-se do que está envolvido em perdoar. Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.
  2. Reconheça que perdoar traz benefícios. Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade. (Provérbios 14:30;Mateus 5:9) Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros. — Mateus 6:14, 15.
  3. Coloque-se no lugar de outros. Todos nós somos imperfeitos. (Tiago 3:2) Gostamos quando outros nos perdoam. Por isso, também devemos perdoar outros. — Mateus 7:12.
  4. Seja razoável. Quando tivermos de lidar com uma ofensa pequena, podemos aplicar o conselho da Bíblia: “Continuem a suportar uns aos outros.” — Colossenses 3:13.
  5. Não demore. Faça esforço para perdoar o mais rápido possível, em vez de permitir que a raiva tome conta de você. — Efésios 4:26, 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário