A resposta da Bíblia
Perdoar significa desculpar um erro ou uma ofensa. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Jesus usou essa comparação quando ensinou seus seguidores a orar: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4) Também, na ilustração do escravo que não quis perdoar, Jesus comparou o perdão ao cancelamento de uma dívida. — Mateus 18:23-35.
Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos. A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor “não contabiliza os erros”. — 1 Coríntios 13:4, 5, nota.
Perdoar não significa . . .
- Fechar os olhos aos erros de outros. Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis. — Isaías 5:20.
- Fingir que nada aconteceu. Deus perdoou pecados graves do rei Davi, mas não o livrou das consequências de suas ações. Deus até mesmo fez com que os pecados de Davi fossem escritos na Bíblia; assim, eles são lembrados até hoje. — 2 Samuel 12:9-13.
- Permitir que outros se aproveitem de você. Por exemplo, imagine que você empresta dinheiro a um amigo, mas ele desperdiça tudo e depois não consegue lhe pagar como tinha prometido. Ele se arrepende e pede desculpas. Você pode decidir perdoá-lo. Isso quer dizer que você não guardará ressentimento nem ficará falando sobre o assunto. Talvez até decida perdoar toda a dívida. Mesmo assim, pode ser que você não queira mais emprestar dinheiro a esse amigo. — Salmo 37:21; Provérbios 14:15; 22:3; Gálatas 6:7.
- Desculpar todo e qualquer erro. Deus não perdoa pessoas que cometeram pecados cruéis e intencionais e se recusam a reconhecer seus erros, fazer mudanças e se desculpar com os que foram prejudicados. (Provérbios 28:13; Atos 26:20; Hebreus 10:26) Pecadores que não se arrependem se tornam inimigos de Deus, e ele não exige que perdoemos aqueles que ele não perdoa. — Salmo 139:21, 22.E se você for vítima de um ato cruel e a pessoa que fez isso se recusa a pedir desculpas e admitir o erro? A Bíblia dá o seguinte conselho: “Deixe a ira e abandone o furor.” (Salmo 37:8) Mesmo não desculpando o erro, você pode impedir que a ira tome conta de você. Confie que Deus julgará a pessoa. (Hebreus 10:30, 31) É muito consolador saber que em breve Deus tirará do nosso coração qualquer mágoa ou dor que tenhamos que suportar, por mais profunda que seja. — Isaías 65:17; Apocalipse 21:4.
- “Desculpar” todo aparente deslize das pessoas. Às vezes, a questão não é se vamos perdoar ou não um aparente deslize. Em alguns casos, precisamos reconhecer que ficamos ofendidos sem real motivo. A Bíblia diz: “Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos.” — Eclesiastes 7:9, nota.
Como perdoar
- Lembre-se do que está envolvido em perdoar. Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.
- Reconheça que perdoar traz benefícios. Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade. (Provérbios 14:30;Mateus 5:9) Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros. — Mateus 6:14, 15.
- Coloque-se no lugar de outros. Todos nós somos imperfeitos. (Tiago 3:2) Gostamos quando outros nos perdoam. Por isso, também devemos perdoar outros. — Mateus 7:12.
- Seja razoável. Quando tivermos de lidar com uma ofensa pequena, podemos aplicar o conselho da Bíblia: “Continuem a suportar uns aos outros.” — Colossenses 3:13.
- Não demore. Faça esforço para perdoar o mais rápido possível, em vez de permitir que a raiva tome conta de você. — Efésios 4:26, 27.
Nenhum comentário:
Postar um comentário